Blog

Férias é tempo de relaxar, mas é necessário manter o foco

Então, é natal... E o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez. Fim de ano chegou! Época de comer bastante, descansar e curtir as férias. Bate aquela vontade de dormir até tarde, jogar games até se acabar, ou de maratonar todas as séries acumuladas. No entanto, se você pretende começar 2017 com o pé direito nos estudos, é importante ter cuidados para não relaxar demais e perder o foco.

Vale lembrar que depois de um período sem estudar fica mais difícil de retomar o ritmo. O processo fica mais demorado e você acaba se prejudicando. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as festividades, as férias, a Netflix e os estudos, sem exageros. A gente tem algumas dicas pra te ajudar na transição 2016-2017:

Tenha metas claras

Você sabe o que você quer, certo? Tenha esse objetivo sempre em mente e se organize. Estabeleça metas claras e, nas férias, de preferência, curtas, como estudar tais e tais temas ou resolver tantas questões. Com isso, defina um horário mínimo e um plano de estudos. O plano de estudos do EstudaVest pode te ajudar nisso.

Você pode aproveitar o mês de férias para se dedicar mais às matérias que gosta, assim estudar fica menos maçante, e dar uma estudada mais de leve nas coisas “desagradáveis”. A questão aqui é não enferrujar, manter a disciplina. A ação repetida vira um hábito, que vai te ajudar não só a entrar na sonhada universidade, mas a se dar bem quando chegar lá.

Se preocupe com o ambiente

A nossa casa tem mordomias e as férias são o período para aproveitá-las. Mas a hora de estudar exige um local adequado. Levar livros, a postilas ou o notebook para a cama, não costuma render e você acba com sono ou assistindo vídeos no youtube. Procure um lugar que ache agradável e que seja tranquilo para estudar e, de preferência, que tenha uma mesa. Se não tem um lugar assim em casa, procure fora. O importante é que o espaço lhe faça sentir bem e favoreça a concentração.

Se concentre

Seu celular não para de apitar com convites de amigos para dar um rolê ou com notificações das redes sociais? Coloca no modo avião ou desative as notificações. Sabemos que você está de férias, mas você reservou esse pequeno momento para estudar, então é importante se concentrar. Explica isso pra galera que eles vão entender e ninguém vai ficar chateado se você não responder na hora.

Se dê prêmios

Você definiu metas, então defina recompensas. Por exemplo, terminou a lista de exercícios, agora pode assistir a série favorita. As recompensas ajudam você a se manter motivado e produtivo. Só não exagere, senão você se atrapalha com os prêmios e vira um mercenário. Tenha em mente que você está estudando por um objetivo maior, e não somente pela premiação. E na hora que estiver relaxando, faça isso sem culpa.

 

Aproveite as férias, curta bastante, não perca o foco nos estudos e conte com o EstudaVest sempre para te ajudar. E não se esqueça que o resultado do ENEM sai dia 19 de janeiro.

 

 

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem