Blog

Como aprender exatas?

Você sabe como estudar exatas? Não? Então confira algumas dicas que separamos para você, que vão te ajudar a se dar bem em qualquer vestibular e também no Enem.

Como aprender exatas?

Como aprender exatas?

Se você não sabe, as ciências exatas são aquelas que envolvem números e cálculos, e normalmente possuem o menor índice de acertos nos vestibulares e Enem. Por isso, nós vamos te dar algumas dicas de como estudá-las. Essa ciência é composta por matemática, química e física, que são matérias básicas que os alunos aprendem no ensino médio e sempre caem nas provas para ingressar na faculdade. Muitas pessoas acham chato, mas essas disciplinas são fundamentais para a sua formação. E se não tiver conhecimento sobre elas, dificilmente conseguirá se sair bem em um vestibular ou Enem. As ciências exatas exigem muita concentração e dedicação, pois só assim você irá conseguir aplicar o conteúdo que aprendeu para resolver o problema. Falar como você deve estudar é algo muito complicado, já que cada pessoa tem suas individualidades e suas próprias características, ou seja, cada pessoa absorve o conhecimento de um jeito. Entretanto, algumas dicas podem potencializar seu estudo e assim, melhorar o seu desempenho. Veja a seguir!

Pratique

Saber a teoria é essencial para que você consiga solucionar o problema, mas treinar vários exercícios também é. Não adianta apenas ler o conteúdo. Você deve anotar as formas e fazer exemplo de aplicações.  Apenas quando você aplicar o conhecimento que aprendeu é que você irá conseguir saber se realmente absorveu. A dica é começar primeiro pelos exercícios mais fáceis e aos poucos ir aumentando a complexidade. Na Estuda.com, você tem a opção de selecionar a disciplina e conteúdo específico que deseja estudar, além da própria plataforma filtrar das questões mais fáceis às mais dificeis. 

Saiba sobre o que está estudando

Pode parecer estranho, mas é comum as pessoas não saberem sobre o que estão estudando. Alguém já te perguntou que assunto estava estudando e você tentava explicar descrevendo a matéria? Quando isso acontece é porque você não sabe o nome do que está estudando e sim, o que está lendo no momento. Ao procurar saber o nome, você consegue relacionar um com o outro.  Assim, quando você ler essa palavra em algum lugar, saberá quais as fórmulas e conteúdos que devem ser aplicados. Essa é uma ótima forma de como estudar exatas. Por exemplo, em uma questão de matemática pede para resolver a equação de 2º. Só de ler esse nome você já irá se atentar ao método de resolução.

Não tenha medo de errar

Se você não tentar, não saberá se realmente aprendeu ou não. Errar é apenas uma consequência que pode te trazer grandes aprendizados. Por isso, se permita tentar. A perfeição vem através da prática. Ninguém simplesmente nasce sabendo. Quanto mais você fazer exercícios, mais você irá aperfeiçoar e aprender coisas novas. Se você errar, você deverá tentar achar o que foi que errou e com isso, irá aprender mais ainda. Caso não consiga chegar a uma solução, vá até o seu professor e peça para ele te explicar. Você não precisa ter vergonha de não saber. Pelo contrário, todo professor gosta de aluno que tira suas dúvidas, afinal, só não tem dúvidas quem não estudou.

Não decore

O ideal é aprender, e não decorar. Com a decoreba você esquece, já quando você realmente entende e aprende, você grava por muito mais tempo.  Não repita os mesmos exercícios, pois você irá resolvê-los de maneira igual, sem entender e caso em outro exercício mude apenas um detalhe, você não saberá fazer. Também não olhe a resposta antes de realizar os exercícios, para que você não fique tendendo a chegar à resposta de forma forçada. 

Mantenha o hábito de estudar

É essencial que você tenha uma rotina de estudos programados. Quando você estuda com frequência e regularmente, você pode se concentrar melhor e assim, absorver o conteúdo de maneira completa. Aproveite todas essas dicas que te demos agora e coloque em prática seus estudos. Você verá que seus resultados irão melhorar significativamente.

 

Se você deseja passar no vestibular ou conseguir uma vaga pelo Enem, a hora é agora. Você já sabe Como estudar exatas, então basta ter foco e força de vontade que você irá alcançar os objetivos.

Fonte:
2 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem