Blog

Medicina: trabalho e dedicação para alcançar um sonho

Entrevistamos o vestibulando Pablo Mendes, maranhense, 19 anos, mais conhecido no Instagram como @estuda_pequeno aluno parceiro da Estuda.com, ele nos deu algumas dicas de estudo, rotina e alguns livros também.

 

Medicina: trabalho e dedicação para alcançar um sonho

 

Antes de tudo conta pra mim, porque você escolheu medicina, o que te motivou a desejar esse curso, e dedicar tanto seu tempo a alcançar esse objetivo? Como você segue motivado?


Desde de criança eu falava que eu queria fazer medicina, sempre gostei de hospitais, observar todo o movimento e como os médicos agiam. Para mim é com uma vocação. Eu tenho um tio que me ajudou muito, pois ele é médico e sempre me contava as experiencias dele, não querendo me obrigar a fazer, mas mostrando o quão bonita é a medicina, mostrando que além de médico, é importante ser humano. Sou uma pessoa muito empática. Hoje muita gente escolhe a medicina pelo status, e se esquece que o médico está cuidando de vidas. Espero me tornar um profissional que cuide de pessoas, que seja alguém.

Eu me mantenho motivado vendo o futuro e vendo o passado. É uma boa forma de se motivar, ver como você evoluiu e pensar onde você quer chegar. Eu já passei por tanto nessa vida de vestibular, e não me esquecer disso me ajuda a batalhar sempre pra que meu sonho se concretize

E você considerou outra coisa?


Cheguei a ficar indeciso porque passei no curso de design da UFMA, pois amo desenho. Mas o sonho foi mais forte, então decidi que iria continuar buscando a medicina.

Você tem alguma dica pra dar pra quem ainda está um pouco indeciso quanto ao curso que deseja?


Sem ser clichê, acho que as pessoas tem que fazer o que gostam de verdade, pois é muito bom ter um trabalho que não seja um fardo. Acho legal se imaginar ali naquela profissão, fazendo aquilo todo dia, pensar como seria aquilo nas horas de cansaço. Essa projeção é muito importante, é você ser capaz de situar lá. Se pergunte "É isso que eu quero pra minha vida?" Se você ponderar e ver que vai valer a pena, mesmo com todas as dificuldades.

No Instagram você é o @estuda_pequeno, e posta muitas boas dicas, incluindo uns resumos muito lindos! O que te motivou a virar um studygrammer?


Eu já acompanhava alguns instagrams e isso me motivou a criar a minha própria conta. Eu via que os resumos eram bem tradicionais, com muito texto, e eu estava numa época onde estava procurando uma maneira mais eficaz de aprender, pois não estava sentindo que estava absorvendo as coisas como eu estava estudando. 
Então eu resolvi juntar duas coisas que eu amo, que eram os estudos e os desenhos. Encher os resumos de desenhos e informações, colocar bastante cor e dessa forma me ajuda a estudar, pois eu já associo as imagens ao conteúdo.

Fora o studygram, você tem suas responsabilidades de estudos, e também sua vida social, né?  Como você maneja o seu tempo, dividindo ele entre tudo isso?

Eu estudo apenas em casa, e é nesse ponto que a Estuda.com me ajudou muito, pois eu optei por estudar para para o vestibular sozinho. Eu acho que é fundamental que todo estudante tenha organização. Sentar e sempre pensar "O que eu vou fazer hoje?" Eu divido meu dia entre estudar pela manhã, estudar a tarde, e a noite é quando eu paro para fazer as coisas que eu gosto, ler, ver seriado, desenhar. Sempre digo pra quem me pergunta que é muito importante montar um cronograma de horários, pra você sempre ter um plano para o seu dia. Criar metas também é muito importante, porque além de ajudar a lembrar, tem o prazer de concretizar.  Eu uso o método de checklist, colocando as metas no caderninho, e no fim do dia eu faço uma sondagem do meu dia, para verificar quanto rendeu o meu dia. Eu tinha esse problema de procrastinar muito, e depois que aderi a esse método, consegui ficar muito mais produtivo. As vezes eu dou uma mudada no design hahaha, e isso me ajuda a dar uma novo gás, como se fosse uma nova rotina.

Você também tem uma facilidade com redação não é mesmo? Você tem uma dica para dar para os nossos alunos que estão tendo dificuldade com isso? 

Acho que o maior erro é nem tentar. Muita gente acha que redação é só chegar lá e fazer, mas não é assim, é muito importante estudar a estrutura da redação, estudar realmente como ela deve ser feita. É super importante ler jornal, se informar, pois isso se torna argumentação pra redação. E também é legal não ter preconceitos, livros que você leu, músicas e até novelas, tudo isso pode se converter em assunto. É legal também que isso surpreende o corretor. Eu mesmo usei um livro de literatura jovem na minha redação, a chave é saber como encaixar seus conhecimentos com o tema. Eu mesmo gosto de ler de tudo, principalmente sobre histórias de pessoas fortes, isso é uma forma de inspiração, também gosto de literatura jovem , gosto de coisas contemporâneas, já li bastante sobre bullying também, nunca caiu no ENEM, mas é um tema relevante.

 Indique 5 livros para ajudar não só na hora da redação e também época de vestibular.

  • Trilogia The kiss of deception - Fala sobre feminismo e empoderamento
  • A lista negra - Trata sobre o bullying 
  • Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso - Auto ajuda (ajuda muito a ansiedade)
  • Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo - Literatura juvenil, fala sobre amizade, aceitação, amor
  • Eu te darei o sol - Ajuda valorizar as relações
27 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem