Blog Professores

Explicando para alunos as competências de redação

Se você é professor e está ensinando os alunos sobre as competências da redação do ENEM, temos algumas dicas que vão te ajudar. Nem sempre é fácil transmitir conhecimentos e explicar conceitos. As competências da redação são fundamentais para que os seus alunos consigam uma boa pontuação no exame.

Explicando para alunos as competências de redação

Se você é professor e está ensinando os alunos sobre as competências da redação do ENEM, temos algumas dicas que vão te ajudar. Nem sempre é fácil transmitir conhecimentos e explicar conceitos. As competências da redação são fundamentais para que os seus alunos consigam uma boa pontuação no exame.

Formas de explicar e trabalhar em sala de aula as competências da redação

Para explicar as competências da redação é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é mostrar aos alunos a importância das competências e quais são elas. Será que os seus alunos têm ideia da importância de conhecer bem a estrutura de uma redação? Mostre isso a eles!

Existem muitas formas de trabalhar as competências da redação em sala de aula. A mais indicada é apresentar cada uma das consequências de forma separada. Ou seja, após falar da importância do estudo, comece a detalhar as competências, se possível apresentando exemplos práticos.

Como explicar cada competência para os alunos

São cinco as competências da redação do ENEM: dominar a língua culta, compreender a proposta do texto, construir argumentos e pontos de vista, usar mecanismos linguísticos apropriados e apresentar uma solução para o problema levantado. Você, na qualidade de professor, sabe muito bem o que cada uma delas significa.

Competência 1

Aqui é importante lembrar aos alunos que na hora de escrever a redação, todas as gírias devem ser deixadas de lado. Não se pode escrever da forma como se fala, pois muitas vezes os alunos falam errado – por regionalismos, brincadeiras entre colegas etc. Deixe claro que na redação é preciso escrever corretamente.

Competência 2

Uma das competências da redação que mais passam despercebidas é a compreensão do tema proposto. Errar nessa parte pode ser fatal para o seu aluno. Para explicar essa competência da redação em sala de aula, cobre dos alunos foco, concentração e análise crítica do tema.

Como o tema é segredo, só revelado no dia da prova, o aluno deve ter a capacidade de ler, delimitar o assunto e entender o seu propósito. Vale a pena trabalhar com exemplos de temas, para testar se os seus alunos são realmente capazes de compreender o que é e sua delimitação.

Competência 3

Para explicar a terceira competência da redação – construção de argumentos – nada melhor do que a prática. Coloque seus alunos para defender temas diversos, veja como eles se saem. Mostre para eles como se forma um bom argumento (premissas sólidas e conclusão lógica).

Deixe claro que argumentos fundamentados em achismos, mitos, ficção ou senso comum são fracos. Sempre que possível os argumentos devem estar baseados em dados, fatos e conhecimentos gerais sobre o tema da redação.

Competência 4

Essa pode ser uma das competências da redação mais difíceis para explicar em sala de aula. Saber usar mecanismos linguísticos corretos exige dos alunos conhecimento do tema, capacidade para construir argumentos e determinar quando usar cada estratégia textual. Ao explicar as competências da redação em sala de aula, abuse dos exemplos.

Competência 5

Nunca se esqueça de explicar a quinta competência da redação do ENEM: apresentar uma solução para o problema levantado. Muitos alunos criam redações brilhantes, mas se esquecem de fechar com chave de ouro, apresentando uma proposta viável. Essa solução não precisa ser genial, basta que o aluno argumente bem e defenda sua ideia.

Dicas para trabalhar as competências da redação em sala de aula

Por fim, algumas dicas para que você consiga explicar e trabalhar as competências da redação com eficiência. Sempre que possível, use e aplique exemplos práticos. Mostrar aos alunos redações nota mil pode ajudar até mesmo na parte de inspiração e motivação.

Outra dica poderosa é colocar os alunos para desenvolver redações, com temas diversos. Avalie o progresso de cada um dos alunos, quais competência eles estão dominando e quais ainda estão deficientes. Lembre-se de que o treino é fundamental, já que o cérebro humano aprende muito através da repetição.

 

Ao seguir essas dicas você descobrirá como é fácil explicar para os alunos as competências da redação do ENEM. Tirar mil na prova não é tão complexo assim. Os seus alunos são mais do que capazes de alcançar a pontuação máxima ou bem próximo disso.

 

 

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem