Blog Professores

Otimize tempo de planejamento escolar

Neste artigo, você aprenderá como otimizar o tempo de planejamento escolar utilizando computadores e celulares, e tudo de uma maneira prática e colaborativa. Veja mais sobre isso clicando no título/link nos acompanhando pelas próximas linhas! 

Otimize tempo de planejamento escolar

Como otimizar o tempo por meio do computador é exatamente uma das formas que, você professor, deve buscar atualmente para aplicar em seu planejamento escolar.

Sabe-se que o planejamento de aula, a formulação de atividades e até mesmo a lista de chamada toma um tempo enorme, e que muitas vezes impede atingir a eficiência desejada.

Neste artigo, você aprenderá como otimizar o tempo de planejamento escolar utilizando computadores e celulares, e tudo de uma maneira prática e colaborativa.

Entenda que isso é possível, pelo menos é o que se pode depreender de uma pesquisa da Fundação Victor Civita, feita em 400 escolas onde se concluiu que o tempo e a aprendizagem dos alunos serão melhorados com o uso da tecnologia.

Veja mais sobre isso nos acompanhando pelas próximas linhas! 

Planejamento de aula

Você já percebeu que para um aprendizado eficaz, o planejamento de aula completo e fácil de entender é imprescindível.

A questão é que nem sempre é fácil criar um plano de aula que seja simples mas capaz de abarcar todas as informações necessárias.

Para ajudar você nessa tarefa tão essencial do planejamento escolar, otimizando assim o seu tempo, faremos uma listagem com algumas ferramentas online bastante úteis!

 1. Learnboost

Para otimizar o tempo por meio do computador, é interessante utilizar a ferramenta Learnboost. Com ela você poderá criar um plano de aula completo e muito bem organizado.

Isso porque é possível você acrescentar e customizar textos, imagens e os mais diversos arquivos ao seu planejamento de aula.

2. Google Docs

A empresa Google tem investido grandemente nas tecnologias voltadas para a educação, e tem disponibilizado tudo isso gratuitamente.

O Google Docs é uma ferramenta online em que, você professor, poderá utilizar o seu tempo nessa importante tarefa de planejamento.

O interessante é que poderá fazer isto conjuntamente a outros professores e armazenar todas as informações em nuvens, permitindo que até mesmo os alunos possam ter acesso de onde quer que eles estejam.

Lista de chamada

Professores no mundo inteiro sempre procuraram formas mais inteligentes de fazer uma lista de chamada menos descomplicada. Com o computador e celulares, isso passou a ser possível.

O papel era uma burocracia a mais, e que podia ser acompanhado apenas quando estivesse na escola ou na faculdade, exato quando tinha o acesso às fichas de chamada dos alunos.

Atualmente, professores têm a oportunidade de otimizar tempo no planejamento escolar até mesmo com a lista de chamada, bastando do para isso utilizar alguns aplicativos como o "Chamada - Controle de Presença / Frequência"

Disponível na Google Play, o aplicativo permite cadastrar com muita facilidade grupos e pessoas individuais e ter acesso a esses nomes de uma maneira fácil e rápida.

Em poucos cliques, você professor consegue fazer a chamada rapidamente e enviar estas informações por e-mail.

Terá ainda a possibilidade de visualizar globalmente quantidades de presença e falta de cada aluno. Não há dúvida alguma de que isto é sensacional na otimização do seu precioso tempo!

Formulação de atividades

Quando o assunto é formular atividades escolares, também é possível utilizar o computador e celulares para agilizar as tarefas e ganhar tempo com isso.

Algumas ferramentas são essenciais para formulação das atividades e aplicação com os alunos, quer fisicamente em sala de aula ou a distância, via internet. Algumas desses meios online são:

1. Estuda.com

Quer dar aquela mãozinha para a aprovação dos seus alunos no vestibular? Conheça melhor a Estuda.com! Além de você, como professor, ter a possibilidade de propor atividades, provas ou simulados baseados em conteúdos e/ou instituições específicas, seus alunos podem estudar por conta própria por lá!

Além de fazer as avaliações, eles contam com propostas de redação, o blog cheio de dicas e muitos resumos, fora o calendário de vestibulares! Dá para aprender o seu conteúdo e ainda entender melhor a proposta das bancas de vestibulares. Desempenho subindo em dobro!

2. GoConqr

Com o recurso online GoConqr, você terá à disposição slides, mapas mentais, flash cards, quizzes, e muitos outros recursos para criar conteúdo que atrairão seus alunos.

As atividades propostas poderão ser feitas diretamente na plataforma de forma compartilhada. E o melhor de tudo isso, você professor poderá acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos.

3. Coggle

Outra excelente ferramenta que é fácil e intuitiva servindo-se para a formulação de atividades, é a Coggle. Com ela você poderá desenvolver conteúdos modernos utilizando fluxogramas, diagramas e gráficos variados.

Você em conjunto com seus alunos poderá utilizar esta ferramenta como uma atividade de criação de conteúdo onde as ideias poderão ser facilmente visualizadas em uma tela.

O trabalho de planejamento e de formulação de atividades serão assim completamente otimizados, visto que poderão ser feitos até mesmo em sala de aula.

 

A tecnologia já faz parte das salas de aula, e você professor, certamente não ficará à parte dessa grande revolução no mundo escolar. Ao utilizar cada uma de nossas dicas certamente seu tempo será otimizado em todo planejamento escolar. Os resultados serão aparentes e instantâneos, basta só seguir o que dissemos para constatar!

 

 

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem