Olá visitante, Faça já seu login no EstudaVest Login / Cadastro

Questões Literatura Pré-Modernismo Você está resolvendo questões.

Questão 19 44983
Prova: UFRN 2º dia 2012
Disciplina: Literatura | Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
Para responder a questão, considere o seguinte trecho do conto "O fisco (conto de Natal)", publicado em 1921 e integrante do livro Negrinha, de Monteiro Lobato:
O trecho em destaque apresenta um episódio ocorrido em um parque. No contexto da narrativa, a cena ilustra:
Responder
Questão 56 47551
Prova: UDESC Tarde 2010/1
Disciplina: Literatura | Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
De acordo com a leitura do excerto e da obra O presidente negro, de Monteiro Lobato, responda às questões 56.
No primeiro parágrafo do excerto, o autor utiliza os operadores argumentativos – e, embora, mas, entretanto, como... – para desenvolver o argumento baseado na lógica, que consiste em argumentar e contra-argumentar.
 
Analise as proposições abaixo e escolha os operadores argumentativos adequados para preenchê-las, mantendo o sentido do excerto.
 
I – O embranquecimento do negro seria uma boa saída, ............... o sangue e o encarapinhamento dos cabelos continuariam inalterados.
II – O expatriamento não deu certo, ............... o negro não se interessou em trocar voluntariamente a cidadania americana por outra.
III – O problema americano estaria resolvido, ............... o negro quisesse mudar sua cidadania; ou o ambranquecimento resolvesse a questão do sangue e do encarapinhamento dos cabelos; ou o branco aceitasse a divisão do país em duas zonas.
IV – Os Estados Unidos continuariam com o mesmo problema, ............... a divisão do país em duas zonas não era aceita pelos brancos.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços, de cima para baixo.
Responder
Questão 10 45682
Prova: Mackenzie 2013/1
Disciplina: Literatura | Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
Considerado o fragmento no contexto da obra do autor, assinale a alternativa correta a respeito desse romance de Lima Barreto.
Responder
Questão 15 43015
Prova: UERJ 2º exame de qualificação 2013
Disciplina: Literatura | Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
O título do poema anuncia a noção de desigualdade.
 
Pela leitura do conjunto do texto, é possível concluir que a desigualdade entre os homens diz respeito principalmente a:
Responder
Questão 34 49610
Prova: USF Vestibular de Inverno 2013
Disciplina: Literatura | Romantismo , Simbolismo , Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
Leia as afirmações abaixo a respeito de autores e características de alguns movimentos da Literatura Brasileira. A seguir, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a opção que traz a sequência correta.
 
( ) Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, traz em sua composição elementos constitutivos perceptíveis em algumas das Vanguardas Europeias, como é possível observar no trecho: “Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
( ) O Simbolismo no Brasil tem em Cruz e Sousa o seu maior expoente. O poeta traz em suas composições altas doses de subjetivismo e musicalidade, aliadas aos elementos sinestésicos, o que significa um foco maior na sugestão poética e não em sua definição, uma das premissas da estética.
( ) O Pré-Modernismo, embora considerado por alguns teóricos um “entre-lugar literário”, figura de forma bastante significativa em nossos estudos pois nos leva a conhecer, ainda que de maneira fragmentada, um painel da realidade política, social e econômica do Brasil. Obras como Os sertões, de Euclides da Cunha, e Urupês, de Monteiro Lobato, relatam e denunciam alguns dos mais graves problemas nacionais – o desconhecimento acerca do próprio país.

( ) Os poetas da Terceira Geração Romântica distanciam-se, tematicamente, de seus pares das fases anteriores, pois saem do egocentrismo acirrado e deitam seus olhares sobre a sociedade que os cerca. Desta maneira, figuram como um prenúncio de nova perspectiva acerca do mundo, por meio da construção de uma literatura mais analítica, o que será confirmado pelo surgimento do Realismo na prosa.
( ) A poesia religiosa barroca representa o dilema humano dicotomizado em instâncias como os jogos de sombra e luz; pecado e perdão; corpo e espírito; vida e morte. Já a prosa barroca aborda temas relativos à filosofia existencial. Entretanto, aliando-se aos temas de prosa e poesia há o elemento comum que é o Conceptismo, que corresponde a uma lógica rigorosa e persuasiva, de modo a destacar as ideias do homem barroco de maneira inequívoca.
Responder
Questão 124 45882
Prova: ENEM 2º dia 2012
Disciplina: Literatura | Pré-Modernismo , Interpretação de Texto
O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que
Responder
EstudaVest é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem