
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Bioquímica Você está resolvendo questões.
Questão 37 331170
CESMAC 2º Dia Medicina 2018/1Os carboidratos (1) são polímeros de glicose, principal fonte de energia dos seres vivos. As proteínas (2) são substâncias formadas pela reação de polimerização (via condensação) de um número muito grande de - aminoácidos. As gorduras ou lipídeos (3) são ésteres de ácidos graxos produzidos por processos orgânicos, tanto nos animais como nos vegetais, e servem para o armazenamento de energia, além de outras funções. De acordo com as fórmulas estruturais genéricas desses compostos:
1, 2 e 3 são os principais constituintes nutricionais dos alimentos a seguir, respectivamente:
Questão 73 145838
UEA 2016Uma das formas de obtenção do óleo de amendoim em laboratório segue o seguinte procedimento:
• Etapa 1: Colocar os grãos de amendoim (sem pele) em um almofariz, acrescentar álcool e triturar bem. Nesta etapa, o óleo contido no amendoim se dissolve no álcool.
• Etapa 2: Filtrar a mistura contida no almofariz e recolher o líquido filtrado.
• Etapa 3: Destilar o líquido filtrado, obtendo-se o óleo de amendoim e recuperando-se o álcool.
O óleo de amendoim é uma mistura natural constituída principalmente por
Questão 13 102010
UnP Domingo (MEDICINA) 2015/2Questão 27 485423
FAG Demais Cursos 2015/1Assinale a alternativa correta.
Questão 40 958844
PUC-RS Inverno 2014INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto abaixo, que contém lacunas, e as fórmulas a seguir.
A carne de panela é um prato muito apreciado da culinária tradicional, mas em geral é bastante gorduroso, o que o torna inconveniente para muitas pessoas. Para obter uma carne de panela saborosa e com pouca gordura, uma possibilidade é cozinhá-la normalmente, com bastante molho, e deixá-la esfriar; depois, levar à geladeira. Devido a sua ________, a gordura forma placas sólidas por cima do molho, podendo ser facilmente removida. Depois, é só aquecer novamente e tem-se uma carne de panela saborosa e pouco gorda. Esse método é bom para retirar a gordura e o colesterol (sempre presente na gordura animal), mas há uma desvantagem. É que muitos nutrientes são constituídos de moléculas de baixa polaridade, dissolvendo-se preferencialmente em _______. Por isso, são perdidos na remoção das placas, o que poderia levar, por exemplo, à perda do _________.
Os termos que completam corretamente as lacunas são:
Questão 2 96545
UnB 2º DIA 2013/1Muito se ouve falar do colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre seu real significado. O colesterol — molécula presente em todas as células dos organismos animais — é essencial para a formação das membranas das células, a síntese de hormônios, como testosterona, estrogênio, cortisol e outros, a digestão de alimentos gordurosos, a formação da mielina e a metabolização de algumas vitaminas. Por ser uma molécula gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue. Portanto, para viajar pela corrente sanguínea e alcançar os tecidos, o colesterol precisa de transportadores, que são lipoproteínas produzidas no fígado, principalmente as VLDL (lipoproteínas de baixíssima densidade), as LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e as HDL (lipoproteínas de alta densidade). As LDL e as VLDL levam colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, e as HDL fazem o inverso, ou seja, promovem a retirada do excesso de colesterol, inclusive o das placas arteriais. Por isso, denomina-se HDL o colesterol bom e VLDL e LDL o colesterol ruim. O colesterol derivado de gorduras saturadas e o derivado de gordura trans favorecem a produção de LDL, ao passo que as gorduras insaturadas, presentes, por exemplo, em azeite, peixes e amêndoas, promovem a produção de HDL.
Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).
Tendo o texto como referência e considerando a estrutura química da molécula de colesterol mostrada na figura, julgue o item.
A conversão de gorduras trans em gorduras saturadas pode ocorrer a partir de uma reação de hidrogenação.