Texto 1
Camões, grande Camões , quão semelhante
Acho teu fado ao meu, quando os cotejo!
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo,
Arrostar co’o sacrílego gigante;
Como tu, junto ao Ganges sussurrante
Da penúria cruel no horror me vejo;
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante.
Ludíbrio, como tu, da Sorte dura
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura.
Modelo meu tu és...Mas, oh tristeza!...
Se te imito nos transes da Ventura,
Não te imito nos dons da Natureza.
(BOCAGE, M.M. Barbosa du. In Bocage – Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980.Pág. 31/32.)
Texto 2
a Bocage
Tu, que no pego impuro das orgias
Mergulhavas ansioso e descontente,
E, quando à tona vinhas de repente,
Cheias as mãos de pérolas trazias;
Tu, que do amor e pelo amor vivias,
E que, como de límpida nascente,
Dos lábios e dos olhos a torrente
Dos versos e das lágrimas vertias;
Mestre querido! Viverás, enquanto
Houver quem pulse o mágico instrumento,
E preze a língua que prezavas tanto:
E enquanto houver num ponto do universo
Quem ame e sofra, e amor e sofrimento
Saiba, chorando, traduzir no verso.
(BILAC. Olavo. Poesias. São Paulo. Editora Martin Claret, 2006. Pág. 49/50)
Avalie as afirmações sobre os textos dados.
I - Ambos os textos são expressos por uma mesma espécie literária pertencente ao gênero lírico, mas pouco habitual no estilo literário e na obra poética do autor do texto 1.
II- Nos textos em questão, quanto à colocação das rimas (especificamente nos quartetos de ambos), ocorrem as rimas classificadas como alternadas, cujo esquema é ABBA/ABBA.
III - No texto 1, ocorrem em maior quantidade as chamadas rimas ricas.
IV- Encadeamento (ou enjambement) é “procedimento poético que consiste na quebra do verso e na transposição sintática de um elemento sintático pertinente ao verso anterior para o verso posterior, de modo a atenuar a pausa final do verso, fazendo com que se mantenha e se encadeie com o início do verso seguinte”. Nota-se, nos dois poemas, a presença desse recurso, característicos de textos que privilegiam o seu aspecto formal,
V - No texto 1, ao contrário do que ocorre no texto 2, não se encontram inversões sintáticas, as quais caracterizam os chamados hipérbatos.