Carros elétricos ou veículos zero combustão constituem um nicho em crescimento no mercado automobilístico. As baterias dos carros elétricos são feitas geralmente de íons de lítio e têm capacidades informadas em quilowatts-hora (kWh), unidade de medida que serve para aferir o consumo de energia. Os carros de motor a combustão, por sua vez, tem sua medida de energia relacionada a cavalos-vapor (cv), uma medida de potência. De maneira aproximada, 1 cv corresponde a 740 W. Considere a versão elétrica de um carro de motor a combustão de potência máxima de 100 cv. Sua bateria de tração (responsável pelo fornecimento de energia ao motor) fornece uma tensão de 270 Volts, e possui capacidade de armazenamento de energia de 37 kWh.
Aplicando os conceitos de circuitos de corrente contínua a esse carro elétrico, se encontra que:
I a potência máxima do motor deste carro elétrico é de 74 kW.
II ao operar em sua potência máxima, a energia total que pode ser armazenada pela bateria é consumida pelo motor elétrico em 02 horas.
III durante a operação do automóvel, a intensidade máxima da corrente elétrica que pode ser fornecida pela bateria ao motor é de 2,74 ampères.
IV Se a autonomia (distância percorrida consumindo capacidade total de energia armazenada na bateria) do carro é de 370 km, seu consumo é de 10 kWh a cada 100 km rodados.