Ambas as obras, independentemente da época em que foram criadas e das técnicas nelas utilizadas, apresentam a condição humana como ponto marcante.
A relação entre tempo, espaço e ação pode ser representada por um triângulo, em que há interdependência entre os três ângulos do trinômio. Assim, o tempo manifesta-se de maneira visível no espaço; o espaço situa-se onde a ação acontece e se desenrola com determinada duração; e a ação concretiza-se em certo lugar e momento. Considerado em si mesmo, cada ângulo produziria uma arte que não é teatro:
< sem espaço, o tempo seria duração pura, música, por exemplo;
< sem tempo, o espaço seria o da pintura ou da arquitetura;
< sem tempo e sem espaço, a ação não pode desenvolver-se.
Patrice Pavis. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 139 (com adaptações).
Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os item.
Nas representações cubistas, como na mostrada na figura abaixo, o espaço e as entidades que o ocupam se acham em planos geométricos dispostos em terceira dimensão, de modo a distinguir o espaço do tempo e representar, com precisão, a realidade.
A relação entre tempo, espaço e ação pode ser representada por um triângulo, em que há interdependência entre os três ângulos do trinômio. Assim, o tempo manifesta-se de maneira visível no espaço; o espaço situa-se onde a ação acontece e se desenrola com determinada duração; e a ação concretiza-se em certo lugar e momento. Considerado em si mesmo, cada ângulo produziria uma arte que não é teatro:
< sem espaço, o tempo seria duração pura, música, por exemplo;
< sem tempo, o espaço seria o da pintura ou da arquitetura;
< sem tempo e sem espaço, a ação não pode desenvolver-se.
Patrice Pavis. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 139 (com adaptações).
Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os item.
Do ponto de vista pictórico, a partitura musical pode ser entendida como um gráfico que mostra, em seu eixo vertical, a variação das frequências e, no eixo horizontal, o tempo decorrido
A relação entre tempo, espaço e ação pode ser representada por um triângulo, em que há interdependência entre os três ângulos do trinômio. Assim, o tempo manifesta-se de maneira visível no espaço; o espaço situa-se onde a ação acontece e se desenrola com determinada duração; e a ação concretiza-se em certo lugar e momento. Considerado em si mesmo, cada ângulo produziria uma arte que não é teatro:
< sem espaço, o tempo seria duração pura, música, por exemplo;
< sem tempo, o espaço seria o da pintura ou da arquitetura;
< sem tempo e sem espaço, a ação não pode desenvolver-se.
Patrice Pavis. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 139 (com adaptações).
Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os item.
O espaço da pintura abaixo apresenta as condições de visibilidade segundo a sua modalidade historial, e não as condições da reprodução do real, ou seja, é, antes de tudo, um espaço do aparecer e da manifestação, e não um espaço da representação.
A relação entre tempo, espaço e ação pode ser representada por um triângulo, em que há interdependência entre os três ângulos do trinômio. Assim, o tempo manifesta-se de maneira visível no espaço; o espaço situa-se onde a ação acontece e se desenrola com determinada duração; e a ação concretiza-se em certo lugar e momento. Considerado em si mesmo, cada ângulo produziria uma arte que não é teatro:
< sem espaço, o tempo seria duração pura, música, por exemplo;
< sem tempo, o espaço seria o da pintura ou da arquitetura;
< sem tempo e sem espaço, a ação não pode desenvolver-se.
Patrice Pavis. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 139 (com adaptações).
Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue os item.
Com relação às artes cênicas, é correto afirmar que
O carnaval é a mais famosa festa popular brasileira, conhecida em todo o mundo. Sua provável origem é o entrudo português, que aglutinava várias brincadeiras, muitas delas de natureza violenta; porém a mais comum era a de as pessoas atirarem água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.
O entrudo, trazido para o Brasil no século XVII, sofreu influências dos carnavais europeus, especialmente da França e Itália, a partir do século XIX. Em meados desse século, grupos de foliões começaram a tocar bumbos e tambores, fazendo arruaças e muito barulho a partir das 22 horas do sábado. Essa iniciativa ficou conhecida como Bloco do Zé Pereira. Um pouco mais tarde, tais blocos, incorporando tradições europeias, máscaras, adereços e fantasias, como a do pierrô, a da colombina e a do rei momo, passaram a fazer parte da paisagem do carnaval brasileiro.
Internet: <www.aticaeducacional.com.br> (com adaptações).
Tendo como referência o texto e aspectos por ele suscitados, julgue o item a seguir.
Os sambas cantados e tocados durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo têm sofrido, nos últimos dez anos, uma perceptível desaceleração, tornando-se cada vez mais lentos e cadenciados.