Desafio 49 2013

Questão 1 UERJ

Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do SuI. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.

(Adaptado de cpdoc_fgv.br)

O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. 
O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:

Texto base 1

A namorada

 

Havia um muro alto entre nossas casas.

Difícil de mandar recado para ela.

Não havia e-mail.

O pai era uma onça.

A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão

E pinchava a pedra no quintal da casa dela.

Se a namorada respondesse pela mesma pedra

Era uma glória!

Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira

E então era agonia.

No tempo do onça era assim.

Manoel de Barros Poesia completa. São Paulo: Leya, 20 0.

Questão 2 UERJ

Para responder à questão, leia o texto base 1

Nesse verso, a palavra onça está empregada em um sentido que se define como:

Questão 3 UNESP

A revista Pesquisa Fapesp, na edição de novembro de 2012, publicou o artigo intitulado Conhecimento Livre, que trata dos repositórios de artigos científicos disponibilizados gratuitamente aos interessados, por meio eletrônico. Nesse artigo, há um gráfico que mostra o crescimento do número dos repositórios institucionais no mundo, entre os anos de 1991 e 2011.

Observando o gráfico, pode-se afirmar que, no período analisado, o crescimento do número de repositórios institucionais no mundo foi, aproximadamente,

Questão 4 UNESP

Uma equipe de cientistas franceses obteve imagens em infravermelho da saída de rolhas e o consequente escape de dióxido de carbono em garrafas de champanhe que haviam sido mantidas por 24 horas a diferentes temperaturas.
As figuras 1 e 2 mostram duas sequências de fotografias tiradas a intervalos de tempo iguais, usando garrafas idênticas e sob duas condições de temperatura.

As figuras permitem observar diferenças no espocar de um champanhe: a 18 ºC, logo no início, observa-se que o volume de CO2 disperso na nuvem gasosa – não detectável na faixa da luz visível, mas sim do infravermelho – é muito maior do que quando a temperatura é de 4 ºC.
 
Numa festa de fim de ano, os estudantes utilizaram os dados desse experimento para demonstrar a lei que diz:

Questão 5 UERJ

A taxa de dependência total corresponde ao percentual do conjunto da população jovem (menores de 15 anos) e idosa (com 60 anos ou mais) em relação à população total. Ela expressa a proporção da população sustentada pela população economicamente ativa.

A manutenção da tendência apresentada no gráfico pode favorecer o seguinte impacto sobre as despesas governamentais nas próximas duas décadas:

Questão 6 UERJ

Laudos confirmam que todas as mortes na Kiss ocorreram pela inalação da fumaça

 

Necropsia das 234 vítimas daquela noite revela que todas as mortes ocorreram devido à inalação de gás cianídrico e de monóxido de carbono gerados pela queima do revestimento acústico da boate. 

(Adaptado de ultimosegundo.ig.com.br, 15/03/2013).

Os dois agentes químicos citados no texto, quando absorvidos, provocam o mesmo resultado: paralisação dos músculos e asfixia, culminando na morte do indivíduo.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que tanto o gás cianídrico quanto o monóxido de carbono interferem no processo denominado:

Questão 7 UCS

Special delivery

 

[1] The other day in our mailbox there was a letter from Auntie Anne. She is nearing 80 and does not know how

important Facebook has become. She is not interested in Twittering and does not see the use of Internet. She is

addicted to pen and paper.

Every other week for the past 30 years I have sat down and written a letter to her. I started writing to her when

[5] I was 10 and she was living at Lake Ranch in the interior of British Columbia. Her letters were full of what Uncle Willi

was doing. He was a cowboy and he rode quarter horses every day, moving cattle and watching out for rattle-snakes.

Her correspondence was like a novel whose main characters were my family, and I still have every letter. My

letters were full of school in Victoria and family and ballet. I learned to pack mine with whatever I thought was

important. She would write back with questions and slowly I learned how to tell a story. I also learned about the

[10] paraphernalia of letter writing, keeping my address book current, having a ready supply of paper, envelopes and

stamps.

I caught the letter-writing bug myself. While still home in Victoria and studying at university, I wrote to friends

who were studying and living in France and China. We shared our hopes and travels, and chronicled our love lives. I

have boxes filled with their letters.

[15] Once graduated from university, I packed my backpack and traveled around the world. My letters reached

Auntie Anne from Asia and Europe. Places she had never seen, but was keen to hear all about. When I was

homesick, letters from my family would find me everywhere and I would feel like the world was smaller. Someone out

there cared.

Nowadays most wired people muse that snail mail is not all that relevant any more. Nobody uses the mail

[20] these days, they say. When was the last time someone actually wrote a letter? But what about postcards when you

travel? What about the small businesses who rely on cheques in the mail? What about all those charities needing

funds to carry on? What about all those things you order online? Who makes them come right to your door?

Now that the kids are out of school it seems the perfect time to get them to write to Auntie Anne. I coach them

on the rules of writing to her. She does not like fancy paper any more. She thinks it is better to recycle a flyer from the

[25] mailbox or the back of the newsletter from my daughter´s preschool. We need to always use the formal salutation

“dear” and formal closing “love”, because being dear to someone and telling them we love them is what we all want to

get in the mail.

Auntie Anne always includes a note for each child with questions of their own to answer in a letter back to her.

They usually carry her notes around and use them for bookmarkers for days afterward or dance around holding the

[30] letter in their hands.

I keep an addressed envelope on the kitchen counter ready in case I see a clipping from the newspaper I know

Auntie Anne will be interested in, or a nice bit of artwork from the children or perhaps even a note written by them.

As I mail my parcel to Auntie Anne, perhaps in the next week or so we will receive another letter from her.

Because if we want a letter, we must first write one.

[35]

(KOVACH, P. R. Special delivery. The globe and the mail, Canada, July 12, 2011. – Texto adaptado.)

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, com base no texto.
 
( ) As cartas de Tia Anne continham recortes de jornais do interior.
( ) As atividades de Tio Willi eram o principal assunto das cartas de Tia Anne.
( ) Após formar-se, a autora fez cursos na Ásia e na Europa.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

Questão 8 UNESP

A bússola interior

 

A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:

 

Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor

Questão 9 UNESP

A produção de mercadorias e o consumismo alteram as percepções não apenas do eu como do mundo exterior ao eu; criam um mundo de espelhos, de imagens insubstanciais, de ilusões cada vez mais indistinguíveis da realidade. O efeito refletido faz do sujeito um objeto; ao mesmo tempo, transforma o mundo dos objetos numa extensão ou projeção do eu. É enganoso caracterizar a cultura do consumo como uma cultura dominada por coisas. O consumidor vive rodeado não apenas por coisas como por fantasias. Vive num mundo que não dispõe de existência objetiva ou independente e que parece existir somente para gratificar ou contrariar seus desejos.

(Christopher Lasch. O mínimo eu, 1987. Adaptado.)

Sob o ponto de vista ético e filosófico, na sociedade de consumo, o indivíduo

Questão 10 UDESC

Assinale a alternativa incorreta, em relação à obra O Ateneu.