INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto.
TEXTO
Por volta de 1914, Galib inaugurou o restauran-
te Biblos no térreo da casa. O almoço era servido
às onze, comida simples, mas com sabor raro. Ele
mesmo, o viúvo Galib, cozinhava, ajudava a servir
[5] e cultivava a horta, cobrindo-a com um véu de tule
para evitar o sol abrasador. No Mercado Municipal,
escolhia uma pescada, um tucunaré ou um matrinxã,
recheava-o com farofa e azeitonas, assava-o no forno
de lenha e servia-o com molho de gergelim. Entrava
[10] na sala do restaurante com a bandeja equilibrada
na palma da mão esquerda; a outra mão enlaçava
a cintura de sua filha Zana. Iam de mesa em mesa
e Zana oferecia guaraná, água gasosa, vinho. O pai
conversava em português com os clientes do restau-
[15] rante: mascateiros, comandantes de embarcação,
regatões, trabalhadores do Manaus Harbour. Desde
a inauguração, o Biblos foi um ponto de encontro de
imigrantes libaneses, sírios e judeus marroquinos que
moravam na praça Nossa Senhora dos Remédios e
[20] nos quarteirões que a rodeavam. Falavam português
misturado com árabe, francês e espanhol, e dessa
algaravia surgiam histórias que se cruzavam, vidas em
trânsito, um vaivém de vozes que contavam um pouco
de tudo: um naufrágio, a febre negra num povoado
[25] do rio Purus, uma trapaça, um incesto, lembranças
remotas e o mais recente: uma dor ainda viva, uma
paixão ainda acesa, a perda coberta de luto, a es-
perança de que os caloteiros saldassem as dívidas.
Comiam, bebiam, fumavam, e as vozes prolongavam
[30] o ritual, adiando a sesta.
Adaptado de: HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, São Paulo, 2006.
Preencha as lacunas da citação abaixo, em que um crítico, ao analisar o romance Dois irmãos, apresenta aspectos possíveis de serem identificados no excerto literário selecionado.
“A ênfase _________ do romance proporciona um conjunto de imagens orientais que, embora não se prendam ao aspecto da materialidade direta, se coadunam e se colam a imagens inerentes a múltiplas _________. São conjuntos imagéticos que desenham uma espécie de mosaico _________ capaz de surpreender não somente a condição diaspórica dos povos oriundos do Oriente Médio, radicados em Manaus (...), mas a trajetória humana em busca da sobrevivência.”
Adaptado de: ASSIS, Rodirlei Silva Dois irmãos ou um ‘eu’ dividido.Revista Alĕre. Tangará da Serra, v. 6, p. 151-172, 2012. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/ index.php/alere/article/view/511/441