Articulista da Forbes ironiza o status que o brasileiro dá para o automóvel
(1) Até a americana revista Forbes anda rindo da obsessão do brasileiro em encarar o
automóvel como símbolo de status. No último sábado, o blog do colaborador Kenneth Rapoza,
especialista nos chamados Bric´s (Brasil, Rússia, Índia e China), trouxe um artigo intitulado “O
Jeep Grand Cherokee de ridículos 80 mil dólares do Brasil”. A tese do artigo: os brasileiros
confundem qualidade com preço alto e se dispõem a pagar 189 mil reais (89.500 dólares) por
um carro desses que, nos Estados Unidos, é só mais um carro comum. Por esse preço,
ironiza Rapoza, “seria possível comprar três Grand Cherokees se esses brasileiros vivessem
em Miami junto de seus amigos.”
(2) O articulista lembra que a Chrysler lançará o Dodge Durango SUV, que nos Estados
Unidos custa 54 mil reais, no Salão do Automóvel de São Paulo por 190 mil reais. “Um
professor de escola primária do Bronx pode comprar um Durango. Ok, não um zero
quilômetro, mas um de dois ou três anos, absolutamente bem conservado”, exemplifica, para
mostrar que o carro supostamente não vale o quanto custa no País.
(3) O autor salienta que o alto custo ocorre por conta da taxação de 50% em produtos
importados e da ingenuidade do consumidor que acredita que um Cherokee tem o mesmo
valor que um BMW X5 só porque tem o mesmo preço. “Desculpem, ‘Brazukas’, mas não há
nenhum status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não
sejam enganados pelo preço de etiqueta. Vocês definitivamente estão sendo roubados.”
(4) E conclui o artigo: “Pensando dessa maneira, imagine que um amigo americano
contasse que acabou de comprar um par de Havaianas de 150 dólares. Você diria que ele
pagou demais. É claro que esses chinelos são sexy e chic, mas não valem 150 dólares.
Quando o assunto é carro e seu status no Brasil, as camadas mais altas estão servindo Pitu e
51 em suas caipirinhas e pensando que é bebida de alta qualidade.”
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/articulista-da-forbes-ironiza-o-status-que-o-brasileiro-da-para-oautomovel. (Adaptado)
Quanto aos aspectos morfológicos e semânticos do vocabulário empregado no Texto 1, analise as proposições a seguir.
I. O sufixo utilizado na formação da palavra “articulista” (2º parágrafo) tem o mesmo valor semântico daqueles presentes em palavras como “motorista” e “equilibrista”.
II. O emprego do advérbio “supostamente” (2º parágrafo) invalida o argumento contido no trecho entre aspas no parágrafo.
III. A forma verbal “salienta” (3º parágrafo), que serve para introduzir mais um comentário da revista Forbes, poderia ser substituída por “diz” sem nenhum prejuízo semântico ao trecho.
IV. A formalidade da expressão “Brazucas” (3º parágrafo), em referência aos brasileiros, é legítima, tendo em vista se tratar de um texto da mídia impressa que prima pelo padrão formal da língua.
V. A palavra “camadas” (4º parágrafo), no contexto em que aparece no Texto 1, poderia ser substituída por “classes” ou “grupos”, sem substanciais mudanças de sentido.
Estão CORRETAS, apenas,