Texto I
Capítulo III
O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali
mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho
com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à
venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante
[5] de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavamse
latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um
braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na
folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam
nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho.
[10] Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas
brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas
na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo
carroceiro contra o burro.
Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890
Sobre o Naturalismo, movimento ao qual é vinculado o autor brasileiro Aluísio Azevedo, é INCORRETO afirmar que