Atualmente, além da expectativa de vida nos países
mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir
doenças e curá-las antes do nascimento é uma realidade.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem
5. acarretado diversas transformações na sociedade
contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis
econômico, político e social. É comum considerarmos
a ciência e a tecnologia como motores de progresso,
que proporcionam não só o desenvolvimento do saber
10. humano, mas também uma evolução para o homem.
Vistas dessa forma, subentende-se que ambas trarão
somente benefícios à humanidade. Porém confiar
excessivamente na ciência e na tecnologia e identificá-las
com seus produtos, isso pode ser perigoso, pois
15. supõe um distanciamento delas em relação às questões
com que se envolvem. (Bazzo, 1998). Por outro lado, as
finalidades e os interesses sociais, políticos, militares e
econômicos que resultam no impulso dos usos de
novas tecnologias são também os que implicam
20. enormes riscos, porquanto o desenvolvimento
científico-tecnológico e seus produtos não são
independentes de seus interesses. (Bazzo, 1998).
Apesar de os meios de comunicação estarem
disseminando os pontos preocupantes do desenvolvimento
25. científico-tecnológico — como a produção de alimentos
transgênicos, as possibilidades de problemas na
construção de usinas nucleares, o tratamento ainda
precário do lixo e outros — muitos cidadãos ainda têm
dificuldades em perceber por que se está comentando
30. sobre tais assuntos e em que eles poderiam causar
problemas, em curto ou longo prazo. Mal sabem as
pessoas que, por detrás de grandes promessas de
avanços tecnológicos, podem se esconder lucros e
interesses das classes dominantes. Essas impõem
35. seus interesses, persuadindo, muitas vezes, as classes
menos favorecidas, cujas necessidades deixam de ser
atendidas.
As pessoas precisam ter acesso à ciência e à
tecnologia não somente no sentido de entender e utilizar
40. os artefatos e mentefatos (grifo nosso) como produtos
ou conhecimentos, mas também de opinar sobre o uso
desses produtos, percebendo que não são neutros, nem
definitivos, tampouco absolutos.
PINHEIRO, Nilceia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari M. C. Foggiatto; BAZZO, Walter Antônio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva:perspectiva e enfoque. Disponível em:. Acesso em: 23 ago. 2015. Com ajustes.
Constitui uma ideia presente no texto a explicitada na alternativa