Para responder à questão de número 04, leia o texto a seguir.
Desafios da memória
Amanda Nogueira
[1] Em geral, lembrar – seja um compromisso, o rosto de um conhecido, o que o professor ensinou na aula anterior ou
a data de aniversário de um amigo – é muito útil. Não por acaso as pessoas se sentem tão ameaçadas quando
percebem que a memória começa a Ihes pregar peças. O desgaste da capacidade de reter e acessar informações
(principalmente as mais recentes) surge à medida que o tempo passa, mas pode ser agravada por fatores como
[5] noites maldormidas, alimentação inadequada, falta de concentração e acomodação ao cotidiano. A boa notícia é que
algumas atitudes que podem ser incorporadas à rotina ajudam a melhorar o desempenho nessa área. Mas é
preciso esforço. Como ocorre com a maioria de nossas habilidades, quanto mais as exercitamos mais elas se desenvolvem.
Isso vale para os treinos da musculatura, idiomas ou aprendizado de algum instrumento musical. No
caso da memória, em especial, é importante desafiar-se a buscar novos aprendizados. Se você trabalha em um
[10] escritório, uma boa pedida pode ser aulas de dança (ainda que essa atividade lhe pareça distante de seu universo).
Se for um dançarino avesso à informática, pode aprender a lidar com computador; se trabalhar com vendas, o
exercício de jogar xadrez será um desafio. Ou seja, ofereça a seu cérebro a possibilidade de se surpreender – e até
Outra providência importante para quem quer exercitar a memória é aprender a relaxar. Para a maioria das pessoas
[15] é impossível focar a atenção em algo se elas estiverem sob tensão. Um hábito simples, que ajuda a direcionar
a concentração para o que queremos, é o famoso "contar até 10": basta prender a respiração por dez segundos
e soltá-Ia lentamente. Também vale lembrar que é contraproducente tentar guardar todos os fatos que acontecem,
o melhor é focalizar a atenção e se concentrar naquilo que parece de fato importante, procurando afastar os
demais pensamentos.
Amanda Nogueira
errar, por que não? A novidade estimula os circuitos neurais.
www.mentecerebro.com.br
Julgue se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Por ser um texto informativo, não foram usadas estratégias de interação autor/leitor.
( ) O pronome "você" (l. 9), assim como "lhe" (l. 10) e "seu" (l. 10), aponta para o autor do texto.
( ) O uso de marcas da primeira pessoa do plural, como em "nossas" (l. 7) e "exercitamos" (l. 7), inclui autor e leitor como portadores de habilidades que se desenvolvem com exercícios.
( ) A pergunta "por que não?" (l. 13) pressupõe um possível estranhamento do leitor perante a oferta de possibilidades que levem o cérebro a cometer erros.
Assinale a sequência correta.