7 passos para elaborar uma prova atual.
Como elaborar uma avaliação coerente com os novos tempos da educação?
Muito usada e pouco debatida. É dessa maneira que a maioria dos professores aprenderam lidar com a prova durante toda sua vida. Mas, você já parou pra pensar que a prova é um dos principais instrumentos para a avaliação escolar e que a falta desse debate pode comprometer o bom resultado das suas aulas?
O jeito de aprender mudou e os novos alunos demandam outros processos de avaliação escolar. Sabemos que uma onda de notas baixas e recuperações tem invadido as escolas, mas será que de depositar o baixo desempenho escolar nas costas dos estudantes é o jeito certo de lidar com isso?
Diante dessa situação em que as provas ainda fazem parte do calendário escolar e da urgência dos alunos por uma nova forma de avaliar trouxemos algumas dicas sobre como você pode criar uma prova adaptada pros tempos modernos.
Para começar é importante ter em mente que uma boa prova deve ser considerada como um momento de aprendizagem, tenha parâmetros estabelecidos sobre o que se espera dos alunos, converse com eles de maneira transparente sobre a avaliação.
1. Nível de dificuldade, clareza e objetivo
A prova deve estar adequada ao nível dos alunos, crie um mix entre questões fáceis, médias e difíceis para não tornar o processo maçante. Deixe claro o objetivo que o aluno deve alcançar e use a contextualização para incentivar o raciocínio do aluno.
2. Evite pegadinhas e estabeleça uma relação de confiança.
Estabelecer uma relação de confiança e tranquilidade faz parte do processo ensino-aprendizagem. Traga essa relação de respeito para as provas e evite causar a sensação de estar sendo enganado nos alunos. A prova frequentemente já é um processo de stress, uma prova repletas de armadilhas pode fazer o efeito contrário e desmotivar o aluno a buscar respostas.
3. Abuse da clareza textual. coerência e eficiência
Atente-se para o uso da linguagem. Elabore uma prova clara e concisa evitando o uso de perguntas genéricas ou negativas. É interessante também evitar elaborar questões que não foram trabalhadas em sala de aula e preferir criar enunciados diretos no lugar de exaustivos.Lembre-se seu objetivo é observar o aprendizado e não criar um ambiente de resistência para o aluno.
4. Planeje a prova com antecedência e evite preocupações
Assim você terá tempo hábil para para reler as questões, refazê-las e depurá-las e até mesmo adequar os assuntos cobrados com os ensinados em sala. Dê uma atenção extra ao uso de gráficos e imagens que podem ser prejudicados na reprodução.
5. Use boas referências e adeque os assuntos a realidade dos alunos
Ao escolher os textos que vai usar, dê preferência a fontes primárias ou adapte de maneira adequada a faixa etária. Tente usar textos atuais, não muito extensos e evitar temas polêmicos. Perceber alguma utilidade prática sentir que sua realidade foi representada na prova ajuda a garantir a atenção do aluno.
6. Conte histórias
Crie uma narrativa para sua prova, coloque as questões em sequência crescente, use o momento para envolver o aluno nos exercícios propostos. É possível aprender muitas coisas novas durante uma avaliação e uma boa narrativa pode fazer toda a diferença neste momento. Provas temáticas também costumam ser muito bem aceitas pelos alunos, escolha um tema central, como por exemplo “internet” e crie as questões em torno do assunto. Este é um ótimo método de mostrar aos alunos que o conhecimento é interligado e que pode existir biologia, física ou matemática onde você menos espera.
7. Deixe claro quais são os seus parâmetros para avaliação
Essa dica se encaixa na necessidade de se criar um ambiente de confiança. Muitos alunos detestam fazer provas porque acreditam que o critério de avaliação é subjetivo e que sua relação com o professor pode contar mais na hora da nota do que a quantidade de acertos ou erros. Por isso é fundamental que fique claro quanto vale cada acerto. Você também pode usar o método de porcentagem para avaliar, pois às vezes o aluno está 80% correto e a resposta é lida como errada porque não atingiu a perfeição. Neste caso fica mais justo pontuar na hora da correção.
Lembre-se: A prova pode ser o primeiro passo para o processo da avaliação na escola, mas não para a avaliação do estudante. A simples atribuição de valores numéricos não significa que houve um processo de efetivo de aprendizagem. Portanto, a principal dica que temos para você é: crie outras formas de feedback para usar junto da prova e aproveite a ferramenta prova em si para identificar e trabalhar com as turmas sobre pontos que se mostraram difíceis, ou para lançar um olhar mais individual para o desenvolvimento de cada aluno.
Desejamos sucesso na elaboração de todas as suas provas daqui para a frente.
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